top of page

A igreja e a inovação em tempos de pandemia

  • Foto do escritor: Prosélita | Vida Cristã
    Prosélita | Vida Cristã
  • 23 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Com o distanciamento social sendo ainda uma das únicas maneiras eficientes de evitar a contaminação pelo coronavírus muitas igrejas vêm inovando a maneira como elas oferecem os seus serviços aos fieis durante esse período de quarentena

ree

Desde Janeiro deste ano, quando as primeiras regiões do mundo começaram a entrar em quarentena para evitar o alastramento do agente infeccioso COVID-19, muitos estabelecimentos que até o momento dependiam da interação física entre as pessoas para oferecer os seus serviços foram obrigados a achar novas maneiras de praticarem o seu ofício de uma maneira segura e responsável. Um dos mais claros exemplos disso são as igrejas, locais nos quais a interação direta entre o pastor e os fiéis até então eram praticamente obrigatórias por vários motivos. Um deles é o fato onde a maioria dos sermões e outras atividades das igrejas até alguns meses atrás eram presenciais, entretanto, como tempos de adversidade tendem a trazer à tona a ingenuidade das pessoas. Várias igrejas e paróquias vem utilizando a tecnologia e a criatividade para manter as suas atividades, mesmo em um momento tão conturbado quanto o atual.


Muitas igrejas, como a Igreja Cristã Reformada, estão fazendo o uso de serviços de plataformas de streaming - transmissão ao vivo de conteúdo - e de compartilhamento de vídeos, como Youtube e Instagram. Tudo isso para manter o contato com os seguidores e continuar com os sermões, mesmo que de maneira remota. Esses novos meios permitem também, que as pregações sejam gravadas e vistas em outros momentos por àqueles que tiveram sua rotina alterada de maneira drástica pelos acontecimentos dos últimos meses.


Outra possibilidade que já era utilizada antes, mas ganhou bastante adesão devido às circunstâncias atuais é o compartilhamento de reflexões e pensamentos de pastores e outras figuras importantes sobre temas variados por meio de posts em redes sociais. Essas mensagens permitem não só que a interação entre os dois lados continuem, como também, possibilitam a abordagem de certos tópicos que não se encaixam muito bem nos sermões regulares por várias razões como por exemplo, ser uma reflexão mais pessoal sobre um certo acontecimento ou situação, mas, que ainda assim pode ter uma correlação com a fé dependendo da maneira como o assunto seja abordado.


A maneira como a sociedade ao nosso redor interage com si mesma foi alterada de maneira permanente devido a atual ameaça global. Foi-se reconhecida a viabilidade da utilização da comunicação remota para várias facetas do cotidiano, incluindo a religiosa, e é muito provável que muitas dessas mudanças se perpetuem, mesmo com a chegada de uma vacina. Essas mudanças abrem um leque de possibilidades para as interações pastor-fiéis que não existiam antes e que provavelmente permitiram um alcance maior, tanto dos sermões quanto das reflexões e pensamentos das figuras do clero, modificando o relacionamento entre as duas partes para algo completamente inédito e muito mais adaptável.


Criado por: Arthur Vinícius.

21/11/2020, 10h

Комментарии


bottom of page