A Bíblia Sagrada
- Prosélita | Vida Cristã
- 23 de ago. de 2019
- 4 min de leitura

"Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12)
A palavra “Bíblia” vem do grego, através do latim, e significa: livros ou biblioteca. Você já parou para pensar que Deus deixou uma biblioteca inteira para você? Pois é, muitas pessoas desprezam a bíblia, mesmo amando Deus, não a leem.

A Bíblia como numa biblioteca, tem livros de diferentes gêneros literários, desde textos poéticos, históricos até românticos. Talvez algumas curiosidades sobre a história da bíblia te inspire a tirar ela da estante empoeirada e devorá-la.
Você já se perguntou em como surgiu a bíblia? Os escritos originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras, porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias. Os escritos originais e como foram escritos por seus autores, foram perdidos, mas antes disso foram feitas várias cópias dos manuscritos originais. A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos e com várias cópias e cópias de cópias sendo produzidas por décadas, é natural haver algumas palavras à mais ou à menos, mas a essência e a maior parte das cópias tem a mesma mensagem sendo contada. As Escrituras Sagradas baseiam-se nas melhores, mais antigas e mais confiáveis cópias que existem e que foram encontradas graças às descobertas arqueológicas.
A Bíblia inteira foi escrita em um período que abrange mais de 1600 anos e o Antigo Testamente é todo escrito em Hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. Já o Novo Testamento foi escrito em grego, sendo uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
A Bíblia como conhecemos surge no ano de 1250, onde o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens. Já Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão. Em suma, a Bíblia é o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo, que desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância e hoje é possível encontrar a Bíblia completa em mais de 2.527 línguas diferentes, isso em 2010; contendo 1189 capítulos e 31102 versículos.

Antigo Testamento
Muitos séculos antes de Cristo, os escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo Hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Esses registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas vezes, e passados de geração em geração.
O Antigo Testamento é dividido da seguinte forma:
A Lei – Composta pelos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os Os Profetas – Incluíam os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis.
As Escrituras – Reuniam o grande livro de poesia, os Salmos, além de Provérbios, Jó, Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas.
Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos produzidos em pele de cabra e copiados de forma minuciosa pelos escribas da época. No geral, cada um dos livros eram escritos em um pergaminho separado, embora A Lei frequentemente fosse copiada em dois grandes pergaminhos. O texto era escrito em hebraico – da direita para a esquerda – e, apenas alguns capítulos, em dialeto aramaico.

Novo Testamento
Os primeiros manuscritos do Novo Testamento que surgiram foram algumas das cartas do Apóstolo Paulo, destinadas a pequenos grupos de pessoas de diversos povoados que acreditavam no Evangelho que ele pregava. A formação desses grupos marca o início da igreja cristã.
As cartas de Paulo eram recebidas e preservadas cuidadosamente. Não tardou para que esses manuscritos fossem solicitados por outras pessoas, sendo assim, começaram a ser largamente copiados e as cartas de Paulo passaram a ter grande circulação desde então.
O mais antigo fragmento do Novo Testamento hoje conhecido é um pequeno pedaço de papiro escrito no início do século II D.C. Nele estão contidas algumas palavras de João 18.31-33, além de outras referentes aos versículos 37 e 38. Nos últimos 100 anos descobriu-se uma quantidade considerável de papiros contendo o Novo Testamento e o texto em grego do Antigo Testamento.
Os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, sendo assim, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego, porém, não eram apenas os judeus que viviam em lugares estrangeiros que tinham dificuldade de ler o original em hebraico – com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico.
Diante de tudo isso, entenda uma coisa, a Bíblia nos mostra, como num pingo em meio ao oceano, quem Deus é em seu caráter, seus planos para a nossa vida, como devemos ser e como não devemos agir e ser. Portanto, leia, estude, busque, se dedique e medite ao conhecimento das Escrituras Sagradas e nos erros e acertos dos profetas, discípulos e todos os envolvidos nas histórias desse livro Sagrado que é a Palavra de Deus.
“Porque o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4:6)
Referências
Comments