top of page

Lamentar o quê?

  • Foto do escritor: Prosélita | Vida Cristã
    Prosélita | Vida Cristã
  • 18 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

ree
Muro das Lamentações em Jerusalém

Se apaixonando por Cristo, logo tudo que se trata dele vai cativar sua atenção e comigo foi assim, me fascinei pela cultura judaica e procurei as respostas de indagações que tinha, como: porque os judeus lamentam em um muro? E o que lamentam? E com uma leve pesquisa, descobri as respostas.

“Nada belo pode atrair o seu olhar quando você está diante de Deus em oração”
(Rodrigo Silva, 2017)

Na cultura judaica, para estar diante do muro das lamentações, há uma divisão entre mulheres e homens, cada um de um lado, pois para os mesmos, uma mulher facilmente tiraria sua atenção no momento de oração, por sua beleza. Isso me faz perceber o grau de temor e respeito que há perante Deus e que na minha geração, em especial no Brasil, não há. Percebo que nossa geração necessita de um radicalismo para derrubar as barreiras do legalismo que estão tirando nossa total reverencia e devoção à Deus. Abstinência por distrações pode ser transformador em nossas vidas.


O muro das lamentações é localizado onde havia o templo onde habitava a presença de Deus no meio do povo, construído por Salomão, porém foi destruído por Nabucodonosor, rei da Babilônia em 587 a.c.; posteriormente, foi reconstruído por Jesus e destruído pelos Romanos nos anos 70. Portanto, o muro tem esse nome por duas razões: para lamentar a ausência do templo e a presença da Mesquita Muçulmana localizado onde era o templo judeu; e também para lamentar a demora – ou não vinda – do Messias prometido pelos profetas na bíblia.

Embora os judeus tenham a promessa de que Deus enviaria o Messias, – e nós, cristão entendemos e acreditamos que Jesus é esse Messias prometido, que veio e ressuscitou – eles acreditam que o Messias ainda não veio e que não foi Jesus, sendo assim, lamentam essa “ausência”.


O judeu tem muito zelo perante Deus, não se vê um judeu se dirigindo à presença de Deus de qualquer jeito, mas sim, com rituais de santificação e purificação. Perante o muro das lamentações, é necessário que se apresente com o Kipá – que tem como significado “arco”, sendo o chapéu utilizado na ponta da cabeça. É obrigatório se apresentar ao muro das lamentações para orar com a cabeça coberta.


ree
Kipá - Chapéu Judaico

É interessante refletir sobre o kipá, pois enquanto na nossa cultura é educado tirar o chapéu quando se entra em uma igreja, na cultura judaica é necessário colocar o kipá. Usar o kipá significa: você está constantemente precisando do perdão de Deus, você está constantemente precisando da proteção e cobertura de Deus, e para lembrar que você não é eterno, o kipá lembra que você tem um limite e Deus não.


No muro das lamentações as pessoas têm o costume de escrever pedidos em bilhetes, colocar no muro e fazer suas orações. Você pode até não concordar, mas essa é a cultura judaica que perpetua há anos. Diante de tudo isso, pode-se aprende muito com a cultura judaica, aprender a ter zelo, temor, respeito e devoção radical perante Deus. É admirável e inspirador; e encorajo-o – caro leitor - a refletir sobre isso e meditar quanto à sua vida diante das informações adquiridas.

“Retenha o que é bom e lance fora o que é mal” (I Tessalonicenses 5:2122).


“Seja devoto e zeloso como os judeus, mas com o coração e a mente de Cristo” – pois, apesar de ser Judeu, Cristo não tinha um coração como muitos deles.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page